Páginas

Seguidores da Literarte

domingo, 15 de janeiro de 2012

SOBRE CURITIBA

“Prêmio LITERARTE de Cultura 2012”
SOBRE CURITIBA


Jardim Botânico de Curitiba

A LITERARTE escolheu Curitiba para reunir os seus homenageados por razões muito especiais.

Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná. Em 2007, segundo a revista norte-americana Reader's Digest, era a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país. Curitiba foi eleita como melhor destino cultural e melhor custo-benefício para turismo da Região Sul do Brasil na Edição Especial Guia 2008 da Revista Veja O Melhor do Brasil. A matéria ainda cita a localização estratégica da cidade, o que a tornaria uma espécie de capital do Mercosul.




Em 2006 a cidade ocupou a sexta posição entre as melhores cidades brasileiras para realização de eventos  e turismo de negócios no mesmo ano, o fluxo de turistas superou o número de habitantes. Dos dois milhões de visitantes, pelo menos metade desembarcou a negócios.

Para atender à crescente demanda, o parque hoteleiro curitibano se desenvolveu e hoje é considerado o quarto maior do país. Os bons restaurantes e os serviços customizados dos hotéis agradam a 92,4% dos que deixam a cidade, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná.




Em 2007 a capital paranaense foi eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a 4ª melhor cidade brasileira para viagens e turismo, ficando à frente de grandes centros turísticos nacionais, como Fortaleza, Natal, Gramado, Maceió e Recife.

Por tudo isso, a LITERARTE propoe a comunidade cultural que se reuna, não só para um belo intercâmbio, mas para ressaltar os grandes nomes que fazem acontecer em nosso cenáro cultural.

 
JARDINEIRA LINHA DE TURISMO

Durante o final de semana cultural, a LITERARTE pretende unir ainda mais os participantes e homenageados fazendo um belo passeio por adesão, mais especificamente na manhã do dia 5. Trata-se da Jardineira Linha de Turismo.



O ônibus da Linha Turismo double-deck foi criado para facilitar o trajeto entre os parques e museus de Curitiba, mas a “Jardineira”, como é conhecida, acabou se tornando uma atração turística. 

A jardineira possui 66 bancos, sendo 55 no piso superior e 11 no piso inferior, totalizando uma capacidade para 92 pessoas. E em dias de chuva, as linhas convencionais (cobertas) entram em operação para suprir a demanda dos usuários e para evitar transtornos. E para dar ainda mais conforto, as novas linhas turismo terão teto retrátil no pavimento superior.

Os ônibus da linha turismo são similares aos de Londres, Paris, Madri e Barcelona. A jardineira passa por 23 pontos turísticos e o percurso dura cerca de duas horas e meia e tem 40 quilômetros. Quando o passageiro compra sua passagem por R$ 25,00  recebe  uma cartela com quatro tickets  que lhe dá o direito ao primeiro embarque  e mais quatro reembarques, na parada em que ele desejar e fizer parte do trajeto. O double-deck  tem o dobro da capacidade da jardineira, o tradicional ônibus da Linha Turismo, que circula há 15 anos. Os veículos são equipados com cinto de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Antes de movimentar o ônibus, o motorista faz o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera. Tem um sistema de som digital, inclusive no piso superior, onde transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (português, espanhol e inglês).





Veja a cobertura fotográfica do Passei Cultural dos Associados:



















 















Faça parte da família Literarte. Juntos, somos mais fortes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário